sexta-feira, 11 de maio de 2012

BELA CRONICA DE MEU AMIGO LUIZ CARLOS BARREIRA


Saudações Rubro-Verdes.

No paulistinha a PORTUGUESA enfrentou 5 times que estarão no brasileirão série A. Não venceu uma única partida.

Na Copa do Brasil, para alcançar a inédita fase de quartas de final, a PORTUGUESA enfrentou o Bahia, outro time que também estará na disputa da série A; porém, dos dois jogos disputados, também não ganhou nenhum. E é bom observar que o Bahia não repetiu as boas atuações do início da era Falcão no clube.

Paramos no limite máximo que a PORTUGUESA consegue avançar historicamente na Copa do Brasil: oitavas de final. E, em minha opinião, com o elenco que tem hoje, foi longe demais. A PORTUGUESA ainda não se redimiu do rebaixamento...

Para o jogo de ontem o Geninho trabalhou 15 dias com seus jogadores e não conseguiu lograr êxito, apesar de estar confiante antes da peleja. 

Achou por bem fazer substituições, mas olhando para o banco de reservas, exceto pela presença do goleiro Glédson, todos os outros jogadores eram “crias da casa”. Parecia o Barcelona.

Resumindo, neste ano de 2012, tirando a Taça Sócrates, jogamos contra seis adversários da série A e a PORTUGUESA não teve a capacidade de vencer uma única partida em sete jogadas. Alegar falta de recursos, pouca verba televisiva, etc., pode até explicar, mas não justifica.

Quem se propõe a ser dirigente de um clube de futebol, antes de se candidatar, deve ter em mente que terá que correr riscos; caso contrário “saia da moita” e dê a função para outro.

O cara que só quer ficar com os bônus, sem ter que encarar o ônus, está errado e deve rever seus conceitos. 

Se é em sua vida privada, aí é uma história; mas se é em um clube de futebol, com tempo de existência bem maior que sua idade, que foi marcado pela tradição, que mexe com o sentimento de uma torcida, neste caso o camarada pode ser chamado de “sem-noção”.

Não se brinca de ser dirigente e se acha que pode fazer o que quiser, pois o clube não é propriedade particular de ninguém.

As contratações, tendo como premissa que será um jogador que o outro time abre mão e ainda paga parte dos salários do atleta, só na cabeça dos nossos “diretoires” é que virão jogadores de qualidade. Se o outro time está pagando parte dos salários para o atleta atuar por uma equipe adversária, e realmente fosse bom de bola, será que o liberariam?

A PORTUGUESA ficou encalacrada em dívidas trabalhistas? Sim, por pura incompetência de gerenciamento do clube. Mas daí a este fato ser justificativa para contratações pífias como as nossas, vai um abismo de distância.

Só para citar um exemplo, que inclusive pode não ser o melhor, o Flamengo é o maior devedor brasileiro. Ele deve R$ 432 milhões e contrata jogadores com reconhecida capacidade técnica. E, sem desmerecer, muito pelo contrário, é uma mulher quem preside o clube.

Só que lá eles também fazem contratos com cláusulas que protegem o clube contra oS ESPERTINHOS  .

Cito mais um exemplo. É o caso do “imperador” (não sei do quê) Adriano (eu não queria ele na PORTUGUESA), que ganhará R$ 50 mil por partida realizada. Se estiver “dodói”, como na época em que estava no time da Marginal sem número, não recebe salário no mês. E ponto!

Geninho tem mais 8 dias para trabalhar seus jogadores. No próximo sábado encara o “parmera”.

Alguém em sã consciência acredita que a nossa zaga dará conta do recado, depois do que vimos no paulistinha e ontem?

Alguém em sã consciência acredita que o nosso ataque começará a agir com eficiência, chutando à gol, chutando com pontaria, dando trabalho para defesa inimiga?

E o nosso meio de campo? Alguém em sã consciência acredita que começará a controlar a partida, a fazer lançamentos precisos para o arremate final?

Realmente está cada vez mais difícil ter que aguentar as mesmas desculpas após cada derrota, ver a passividade da direção do clube com os resultados adversos, observar as “tranqueiras” que vêem para o time, assistir os mandos e desmandos (afasta jogador/ reintegra jogador).

A PORTUGUESA tem 2 caminhos a escolher: (1) continua contratando esses jogadores de mais pataca e vai se lascar mais à frente, perdendo ainda mais espaço na mídia, perdendo patrocínio e dinheiro televisivo; (2) contrata JOGADOR  de qualidade, que permita que a PORTUGUESA se mantenha na série A para o ano que vem. A fim de começarmos a andar nos trilhos.

Apesar de ser fato recorrente, espero que a PORTUGUESA tenha aprendido a não trocar o certo pelo incerto (vide Marco Antônio, Edno, Ferdinando, Mateus, Ivo e Timbó).

Para mim, apesar do erro grave do Renato na partida de ontem, a única atitude digna de algum jogador da PORTUGUESA foi a coragem moral do rapaz que assumiu sua falha primária na jogada que redundou em gol para o adversário. Além dele, segundo consta,  a carta de demissão do Iauca, entregue ainda antes da nossa derrota, merece nossa comemoração. Para ser melhor ainda, só se houvesse uma “renúncia” presidencial. Fora isso, mais nada.

Concluo desejando um excelente final de semana, bem como um Feliz Dia das Mães.

Um abraço.

LUIZ CARLOS.

Um comentário:

  1. lUIZ CARLOS EXCELENTE TEXTO CONCORDO COM VC EM GÊNERO NUMERO E GRAU, A NOSSA SITUAÇÃO ESTA MUITO FEIA, DO JEITO QUE ESTA É MELHOR FECHAR O DEPTO DE FUTEBOL E NOS DEDICARMOS COM BOCHA, MALHA, SUECA, HÓQUEI, ESTAMOS A 96 DIAS DE MAIS UM ANIVERSARIO DESTA AGREMIAÇÃO 92 ANOS DOS QUAIS MUITOS DELES SE FIRMANDO NO CENÁRIO NACIONAL TENDO VARIAS VEZES PARTICIPANDO DIGNAMENTE EM VARIO TORNEIOS E CAMPEONATOS DIGNIFICANDO NOSSAS CORES, GRANDES JOGADORES VESTIRAM NOSSA CAMISA, GRANDES HOMENS DIRIGIRAM NOSSO CLUBE, HONRARAM BRIGARAM PARA QUE NUNCA FOSSEMOS REBAIXADOS EM NENHUMA DIVISÃO , COISA QUE AGORA SE TORNA UMA CONSTANTE EM NOSSAS VIDAS SÓ TENHO A DIZER PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL

    ResponderExcluir